O Clube da Matemática todos os meses nos desafia à resolução de situações problemáticas bem engraçadas. Aqui ficam duas dessas propostas, referentes ao mês de Dezembro.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Trabalho do JI e da turma do 3ºE
Este pequeno clip de animação é o resultado de uma colaboração entre os meninos do Jardim de Infância e a turma E, do 3º ano. Os meninos do JI trabalharam o conto "O macaco do rabo cortado", registaram o seu reconto e ilustraram. A turma do 3ºE gravou a história em áudio, depois foi só fazer a montagem.
Foi assim nasceu a nossa versão desta história tradicional, que muito prazer nos deu a elaborar!
Foi assim nasceu a nossa versão desta história tradicional, que muito prazer nos deu a elaborar!
sábado, 18 de dezembro de 2010
Boas Festas
A Escola e o Jardim de Infância das Gaivotas desejam a todos Boas Festas! As actividades lectivas recomeçam no dia 3 de Janeiro, até lá!
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Sala da Matemática
O que é?
É um espaço apetrechado com material de matemática, que pode ser utilizado pelas turmas, acompanhadas pelo professor titular/educadora, e que tem como finalidade desenvolver competências na área da matemática, fomentar a confiança nas aptidões para a matemática e promover a interação entre alunos e professores.
Alguns dos objectivos:
- Incentivar nos alunos o gosto pela escola, o prazer do conhecimento e a aprendizagem matemática;
- Desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas;
- Fomentar a criatividade;
- Relacionar a matemática com outras áreas do conhecimento;
- Promover a interação entre os alunos e professores;
- Estimular o uso de novas tecnologias aplicadas à matemática;
O que é proposto?
1. Resolução de problemas;
2. Resolução de atividades de investigação;
3. Atividades experimentais e de construção;
4. Propostas de desafios matemáticos diversos;
5. Outras ideias que surjam das possíveis parcerias com outros projetos da escola.
Professores responsáveis: prof. José Carlos e prof. Conceição
sábado, 23 de outubro de 2010
Horários
A sala do Jardim de Infância tem actividades das 9h às 12h e das 13h às 15h e 15m. Após este período, os alunos incritos na CAF (Componente de Apoio à Família) estarão em actividades até às 17h e 30m.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
As Actividades De Enriquecimento Curricular
As Actividades de Enriquecimento Curricular são, por definição, actividades pedagogicamente ricas e complementares das aprendizagens curriculares ligadas à aquisição das competências básicas e incidem nas áreas de Inglês, Música, Actividade Física e Desportiva, Dança Criativa, Expressão Plástica e Apoio ao Estudo.
O ME considera também que estas actividades vão de encontro à necessidade de “adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino às necessidades das famílias e à necessidade de garantir que esses tempos são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas”.
As actividades de enriquecimento curricular são de frequência gratuita e decorrem no espaço escolar. Existe uma flexibilização de horário, realizando-se entre as 9H-10H:30 e 15H30-17H30.
O programa é desenvolvido em parceria com a entidade promotora Vertigo - Associação Cultural.
A frequência das actividades de enriquecimento curricular depende da inscrição dos alunos por parte dos encarregados de educação, que assumem o compromisso de os seus educandos frequentarem as actividades até ao final do ano lectivo.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Programas e Orientações Curriculares
Os Programas e Orientações Curriculares desenvolovidos com os alunos do 1º Ciclo poderão ser consultados no sítio da DGIDC. Neste sítio também saber mais sobre as Orientações Curriculares para o Pré-escolar.
Este ano lectivo todas as turmas de 1º Ciclo trabalharão de acordo com o Novo Programa da Matemática.
Este ano lectivo todas as turmas de 1º Ciclo trabalharão de acordo com o Novo Programa da Matemática.
Subscrever:
Mensagens (Atom)










