sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jogos de matemática (no pré-escolar)

Imagens de Thaty Borges
 
Agora que o 2º período chegou ao final, aqui ficam algumas imagens de uma das ativides de matemática realizadas pelo grupo do pré-escolar. Utilizando um jogo comk dados, trabalharam-se alguns conceitos matemáticos, de uma forma muito divertida.





quarta-feira, 21 de março de 2012

Campeonato do jogo do 24


O final do campeonato "acerta no 24", foi hoje de tarde, na Escola Passos Manuel. Participaram alunos do 4º ano da Escola/ JI Padre Abel Varzim e da Escola/ JI das Gaivotas e do 5º ano da Escola Passos Manuel.
Dos 24 alunos presentes na final, foram selecionados 12, que competiram entre si.
O Rodrigo do 4º ano da Escola Padre Abel Varzim, foi o vencedor.
Em segundo lugar classificou-se o Ionut, da EB1 das Gaivotas e a Catarina, também da nossa escola.

Se quiserem jogar em casa, podem fazê-lo aqui.

terça-feira, 20 de março de 2012

Visitas de estudo ao Centro Cultural de Belém

Todas as turmas de 1ºCiclo, visitarão, até ao final de abril, parte da coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém.
Estas visitas são efetuadas em articulação com as Atividades de Enriquecimento Curricular.
Os alunos que já vivenciaram esta atividade, referiram ter gostado dos worshops, que têm nomes sugestivos como "a arte da minha vizinha", permitindo-lhes refletirem e perceberem a diferença entre arte moderna ou contemporânea.




quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Notícias do Clube da Matemática

Para além do "Problema do Mês", este ano, lançámos como desafio a "Matemática e a Literatura".
Muitos alunos já descobriram e leram histórias, poemas, lengalengas que falam de maremática.

Depois, para o próximo período, vamos lê-los uns aos outros, construir dossiers de poemas, histórias ou lengalengas e fazer listas de livros que contenham temáticas matemáticas.

Aqui ficam alguns dos livros, lengalengas, poemas que já descobrimos e lemos:




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Festa na escola


Imagens da designer Kristin Aagard

Na sexta-feira, 16 de dezembro, terminaremos o primeiro período em festa. Não uma, mas duas festas!
Devido a constrangimentos de espaço, as turmas serão divididas em dois grupos, para que todos os pais e familiares possam assistir.

De manhã, a festa iniciar-se-à às 10 h e 30 m, com apresentações das seguintes turmas:
- Jardim de Infância (sala da Ana Reis)
- 1º ano (turma do prof. Rui Duarte)
- 2º/3º/4º anos (turma da prof. Aida Patrício)
- 3º/4º anos (turma da prof. Marta Cabrita)

No período da tarde, a festa começará às 14h e 30 m, com apresentações das turmas:
- 1º/2º anos (turma da prof. Fátima Pires)
- 1º/2º anos (turma da prof. Susana Farelo)
- 1º/4º anos (turma da prof. Maria José)
- 3 º ano (turma do prof. José Carlos)
- 4º ano (turma da prof. Conceisão Santos)

O início do segundo período ocorrerá no dia 3 de janeiro.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Natação

O primeiro turno de natação terá início no próximo dia 3 de outubro. Nesta primeira fase, as turmas que frequentão a piscina de S. Bento serão as turmas G e H do 4º ano, bem como a turma F, do 3º ano.
Ilustração de Ricardo Lima, 3º ano