segunda-feira, 27 de outubro de 2014

2014/ 2015

O ano letivo 2014/ 2015 iniciou-se e temos previstas já algumas novidades... tal como o programa "Filosofarte", em colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga.
A turma do terceiro ano desenvolverá, à semelhança do ano anterior, atividades relacionadas com o espaço "Ciência Viva".
Continuamos a trabalhar em parceria com a Biblioteca Camões e com o Centro Nacional de Cultura.
A oferta educativa das AEC´s possibilta aos alunos usufruirem de atividades de Expressão artística, Atividade física e desportiva, bem como inglês.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Projeto “A manta” – Oficina + Português


Chegámos ao final do nosso projeto “A Manta”, com a elaboração de um belíssimo trabalho de parceria e partilha.

Esta última fase passou por uma sessão de “Histórias da Manta”, em que os adultos que participaram na execução do retalho para a criação da manta, puderam partilhar a sua experiência.
 

As Mantas ficarão em exposição em cada escola do 1ºciclo.

Mais uma vez aproveito para agradecer a todos os envolvidos (alunos, familiares dos alunos, professores, auxiliares), pois sem a Vossa colaboração não teria sido possível a execução do mesmo.

O meu mais profundo, honesto e sincero MUITO OBRIGADO.


Trabalhar em equipa não significa que todos tenham que fazer tudo, mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.”

terça-feira, 22 de abril de 2014

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Projeto “A manta” – Oficina + Português


Encontra-se em fase de finalização a 2ª etapa do projecto “A Manta” iniciado no 2ºperíodo.

Os alunos têm entregado e apresentado nas aulas, os retalhos elaborados com os adultos, para construção da manta, bem como os textos que irão compor o “livro de retalhos”.

Desde já, agradeço a todos os que se têm envolvido, pois os retalhos e textos apresentados, são deveras lindíssimos e extraordinários. Parabéns a todos.

 
Para além disso, os professores titulares também têm realizado atividades extra relacionadas com o projeto. Desde a elaboração de desenhos com retalhos para inventar histórias, como a criação em papel da “Manta da Turma”, com os retalhos apresentados pelos colegas.



Em algumas turmas, alguns adultos ofereceram-se para coser os retalhos, sendo possível visualizar o efeito final da manta. Nas restantes turmas a professora coadjuvante realizou este trabalho, tendo em conta os retalhos apresentados.

Em turma foi elaborado o retalho identificativo da mesma.


No próximo período proceder-se-á à fase 3 e 4 do projeto com as exposições e partilha de trabalhos.

Agradeço a todos o trabalho e empenho, pois graças a vós este projeto aprofundou-se e alastrou-se para além do que era esperado.

Todos são peças importantes no trabalho em equipa, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos se devem unir, para a sua reconstrução.”


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Projeto "A manta"


Início do projeto “A Manta”

Através da Ação “Aprender Mais” do PPA, com a atividade “Oficina Mais - Português”, a professora coadjuvante, Adriana Miranda, propôs aos docentes, das escolas do 1ºciclo, do Agrupamento de Escolas da Baixa-Chiado, o projeto intitulado “A Manta”.

Este projeto visa procurar promover o trabalho colaborativo no agrupamento, envolvendo as comunidades educativas, criando novas formas de participação e contribuir para o desenvolvimento nos alunos, das capacidades de saber ouvir, saber observar, saber ler e saber escrever. Para além disto é uma atividade que pretende aproximar gerações (avós/pais/netos/etc.), através da leitura, escrita e expressão plástica.

Deste modo, a professora coadjuvante foi às salas do 4º ano e leu o livro “A manta – uma história aos quadradinhos de tecido”, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono.

Após a leitura, a docente convidou os alunos a escolherem um livro sobre contos tradicionais e com os seus avós, ou pais, ou outro adulto, lessem o livro e escolhessem a parte da obra que mais gostaram, para a representarem num retalho de tecido.

Os alunos gostaram imenso da obra e puderam perceber, que mesmo que alguém que nos é muito querido tenha desaparecido, temos sempre presente tudo aquilo que ela nos deixou e que jamais esqueceremos.